quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Propaganda de absorvente feminino causa polêmica ao mostrar disputa entre mulher e drag queen


Do UOL Notícias, em São Paulo
Uma propaganda do absorvente feminino Libra causou polêmica ao mostrar uma mulher e uma drag queen em um banheiro feminino. O comercial veiculado na TV da Nova Zelândia e Austrália foi acusado de transfóbico e teve grande repercussão nas redes sociais, o que fez a fabricante do produto pedir desculpas pela divulgação da propaganda.
No comercial [assista acima], uma loira e uma drag queen estão lado a lado em um banheiro de uma boate retocando a maquiagem e ajeitando o sutiã de maneira competitiva. No final, a loira tira de sua bolsa uma caixa de absorvente feminino e, então, a drag queen deixa o banheiro com uma expressão de desagrado. O slogan da campanha é "Libra gets girls" ("Libra torna garotas", em tradução livre).
Para Cherise Witehira, presidente de uma associação de transgêneros da Nova Zelândia, a propaganda é "claramente transfóbico", segundo informação do jornal italiano "Corriere della Sera". “A publicidade é ofensiva porque diz claramente que o único modo para ser mulher é ter a menstruação. Além disso, divulga o lugar comum de que um transgênero não é uma pessoa normal", diz.
Sally Goldner, de uma associação de transgêneros da Austrália, também defende que o comercial é uma ofensa não só para as pessoas que ela representa, mas também para "todas as mulheres que não podem ter o ciclo [menstrual]".
Em uma nota divulgada nesta terça-feira (3), a fabricante do absorvente feminino pediu desculpas pela controvérsia. "Nunca foi nossa intensão irritar ou ofender ninguém. Umaa pesquisa independente foi feita e o comercial foi avaliado positivamente durante o período de testes”, diz a nota.
As informações são do do jornal "Corriere della Sera" e do "NZ Newswire"



Um comentário: