segunda-feira, 26 de março de 2012

Para refletir - Pessoas Trans merecem respeito!!!

Enquanto o preconceito for levado na brincadeira ele segue vivo e se renovando diariamente. Nesta tarde foi discutido nas redes sociais sobre um posicionamento errado de uma torcida de time de futebol que achou certo em postar uma brincadeira, visando atiçar outro grupo de torcedores na rede social "facebook". A referida brincadeira iniciava-se diante de um dos times ter ganho uma esquina da cidade de São Borja/RS em homenagem a torcida, hoje pela tarde quando um dos representantes da ONG mais precisamente Lins Roballo entrou na rede, percebeu a brincadeira que de certa forma ofendia um grupo especifico da comunidade LGBTT, vendo isso tomou parte da situação e fez suas colocações sobre o fato em defesa da comunidade.
"esse tipo de brincadeira foi muito preconceituosa a uma classe que dia a pós dia sofre retalhações por ser "diferente"... deveria ter pensado, temos em são borja muitas travestis das quais quase todas são trabalhadoras, estudantes, funcionárias de empresas e tem suas profissões... e mesmo que fossem prostitutas não lhe dá de forma alguma o direito de ter esse tipo de atitude..." (Lins Roballo) 
A referida brincadeira dizia que a esquina cedida a torcida serviria mais tarde para que "pessoas trans" "travestis" se prostituíssem, sugerindo que, "pessoas trans" somente são prostitutas, o que estigmatiza ainda mais um dos grupos que mais sofre com a violenta discriminação a questão de gênero, e a diversidade sexual. A referida discussão em momento algum foi voltada diretamente a pessoa em especifico que fez a imagem e reproduziu a brincadeira, mas a torcida toda, podendo proporcionar uma reflexão do ato, discutindo que atitudes como essas podem gerar agressões e brigas, e mais adiante podendo proporcionar que as "pessoas trans" sofram algum tipo de julgamento desnecessário, já que na cidade de São Borja existem inúmeras "pessoas trans" que não são garotas de programa.
em conversa com o menino que publicou a referida imagem, foi por ele assumida que a "brincadeira" foi de mal gosto, pedindo desculpas e retirando-a do ar.
"queria deixar claro q não tive intenção de ofender nenhuma pessoa com aquela foto, nem os colorados, foi uma brincadeira, pelo jeito mal pensada da minha parte, mas sem a intenção de magoar e ofender qualquer pessoa"(autor da imagem)
 Mais tarde o mesmo ainda se despôs a fazer parte de campanhas que mais tarde possam vir a ser voltadas a disseminação da politica anti-homofobia. 

O print com o comentário de Lins Roballo
na foto que tinha atitudes homofóbica.
Abaixo algumas justificativas postadas por Lins Roballo na rede social.

" violências nascem dessas formas de "brincar" com a vida alheia.... se era brincadeira porque não falar da mesma forma sobre os negros e publicar uma foto bem racista, porque é crime, porque não falar que os colorados são deficientes e postar uma foto de crianças com síndrome de down, porque é crime, porque não postar uma foto de mulheres agredidas, porque é crime!!! achou que podia postar algo com travestis e não se sentir como se tivesse cometendo um crime também???" 
A ONG, Girassol Amigos na Diversidade atua na defesa de todas as minorias sociais, repudiando qualquer tipo de atos preconceituosos, racistas, classistas e de gênero. Nossa politica é de defesa imparcial a todo o tipo de forma de descriminação e separatismos sociais, nossa missão é:

“Promover ações de saúde, sociais, culturais e educacionais, com a finalidade de promover o direito de inserção e acesso de grupos minoritários, proporcionando com a isso a defesa do direito das minorias sociais”.
E nossa visão é:
Luta contra o preconceito, discriminação e promoção do respeito às diferenças”.
Dessa forma, entendemos que de fato a nossa representante Lins Roballo tomou a atitude necessária para que fosse repensada a ideia da "brincadeira" proporcionando a reflexão do fato pelas partes, conseguindo demonstrar que o respeito a comunidade LGBTT faz-se necessária sim em todos os meios onde há um grande número de pessoas produzindo e reproduzindo pensamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário